Curso virtual

Objetivo do curso:

O curso oferece capacitação e informações atualizadas a profissionais de saúde sobre os problemas relacionados ao uso de álcool por mulheres em idade reprodutiva e gestantes, apresentando abordagens integrais para detecção precoce, motivação para mudança e promoção de saúde desta população.

Apresentação do curso

Um dos materiais de referência mais importantes e atualizados na área é o guia da Organização Mundial de Saúde (OMS), publicado em 2014, e intitulado “Guidelines for the identification and management of substance use and substance use disorders in pregnancy”, ou em Português: “Diretrizes para a identificação e manejo do uso de substâncias psicoativas e transtornos por uso de substâncias na gestação”.

Este documento será citado em vários momentos ao longo desse curso. Ele foi desenvolvido por um extenso grupo de trabalho envolvendo especialistas de várias instituições e países, que através de uma revisão sistemática da literatura, identificou as evidências mais relevantes disponíveis atualmente sobre o tema. Click no link para fazer o download do documento: http://www.who.int/substance_abuse/publications/pregnancy_guidelines

Cuando la promoción de salud en los centros educativos se integra al proyecto educativo y procura resolver situaciones prácticas y relevantes de la vida cotidiana, contribuye a cumplir el rol esencial de una institución educativa: formar integralmente a los niños y niñas, adolescentes, trasmitiendo saberes socialmente significativos. Abordada de una manera creativa e innovadora, la planificación de estrategias de protección y promoción de la salud en centros educativos permite re-significar el vínculo existente entre las instituciones educativas, los niños, adolescentes, jóvenes, sus familias y la comunidad toda.